Pesquisar

Como Controlar ou Perder Peso

08:02:00Elisabete Silva

Controlar ou Perder Peso


Como controlar o peso de maneira saudável e natural


Todos nós sabemos que para perder peso devemos gastar mais energia (calorias) do que consumimos, enquanto nutrimos o nosso corpo com os nutrientes essenciais para que ele tenha combustível suficiente para obter a energia ideal e saudável. O número de pessoas obesas está a aumentar mundialmente, como resultado de vários factores: elevada ingestão calórica, dietas pouco saudáveis, mudanças no estilo de vida - uma vida mais sedentária e influência genética. Embora não possamos mudar os nossos genes, podemos controlar o nosso ambiente, a forma como vivemos e os alimentos que comemos.



O nosso peso depende da quantidade de calorias que consumimos, quantos deles armazenamos e quantos queimamos. Para mantermos o nosso peso, a energia (ou calorias) que ingerimos deve ser igual à energia (ou calorias) que gastamos. As calorias que nós queimamos depende dos nossos genes, o nível de actividade física e o gasto energético de repouso (o número de calorias que o corpo queima em repouso). É evidente que para perder peso devemos queimar mais calorias do que comemos. Mas apenas reduzir a nossa ingestão de calorias individualmente não é suficiente, porque o corpo vai entrar em jejum e irá desacelerar o metabolismo. Portanto mesmo que coma menos, não vamos queimar tantas calorias. A chave para a perda de peso saudável é uma menor ingestão de calorias, alguma actividade física e uma dieta bem equilibrada com os principais nutrientes que o corpo necessita: proteínas, gorduras insaturadas e bons hidratos de carbono, bem como uma quantidade suficiente de vitaminas, minerais e fibras.



O Batido Natural Balance é um alimento completo que fornece ao seu organismo os nutrientes essenciais de sete diferentes fontes de alimentos naturais. Mantém o nível açúcar no sangue estável e transporta o mínimo de calorias que, em conjunto com exercício físico moderado, irá aumentar o seu bem-estar e ajudar a diminuir o peso. Siga os conselhos Oriflame e um método natural de perda de peso para resultados bem sucedidos.



Dicas sobre como perder peso de maneira saudável



1) Coma alimentos que encham mas que contenham baixas calorias - legumes, frutas, cereais integrais, arroz, aveia, leguminosas (como a lentilha, feijão, etc.) Muitos destes alimentos também são ricos em vitaminas e minerais. Há também muitas bebidas saudáveis, como o chá verde ou vermelho (com antioxidantes e flavonóides), com baixo teor de gordura; e também as já famosas bebidas de soja (sem açúcar - creme ou leite integral adicionado). A bebida perfeita para hidratar o corpo do sistema, transportar nutrientes e eliminar toxinas é a água.



2) Evite comer alimentos ricos em gorduras saturadas como o pão branco ou arroz branco, alimentos com gordura, alimentos empacotados como pizzas e hambúrgueres, bem como as gorduras hidrogenadas encontradas em margarinas, pastelaria, fritos, pipocas de microondas, bolos, biscoitos, etc. O mesmo é aplicável às bebidas açucaradas e álcool.



3) Coma devagar - É preciso 10-20 minutos para o cérebro responder à comida que acabou de ingerir. Para tal, mastigue lentamente e "descanse" os seus talheres entre garfadas. Este processo irá ajudá-lo/a a comer menos quantidade em cada garfada.



4) Faça um cronograma regular de alimentação - Tente comer as suas refeições e lanches em determinados momentos durante o dia e não espere muito tempo entre as refeições. Esperar mais de 4 horas entre refeições aumenta a nossa ingestão de calorias e reduz a qualidade da dieta. Normalmente entendemos como uma má dieta a ingestão de gorduras, açúcar e a beber mais álcool. Planear sempre as suas refeições com antecedência e fazer uma lista de bons alimentos balanceados antes de ir às compras também é um bom truque. Tente comer mais saladas, legumes, peixes e aves em restaurantes e menos carne vermelha e fritos. Sempre que sentir fome beba um Batido Natural Balance em vez de um alimento açucarado ou fritos, por exemplo.



5) Ser activo - para acelerar o seu metabolismo e ajudar o corpo a construir músculo faça exercício diário, caminhadas, ciclismo, corrida, natação, exercícios no ginásio, dançar, jogar ténis, brincar com as crianças ou qualquer outra actividade que lhe faça "sair do mesmo lugar". Não se esqueça que as actividades quotidianas, tais como subir e descer as escadas em vez de ir de elevador ou andar um pouco no local de trabalho ajudam a movimentar!



6) Diminuir os seus níveis de stress e sono (7h/noite) - pessoas tristes são mais propensas a comer em excesso e a falta de sono pode realmente alterar os níveis de hormonas que controlam a fome e o apetite. Além disso, o cansaço que se sente no dia seguinte pode torná-lo/a menos motivado/a para o exercício.



Quais os nutrientes essenciais que nosso corpo necessita para se manter saudável?

Nenhum alimento irá fornecer todos os nutrientes essenciais que precisamos para nos mantermos saudáveis, portanto, uma dieta equilibrada que inclui uma variedade de alimentos é a chave para a ingestão nutricional ideal. Só nos podemos manter saudáveis se a nossa dieta tiver todos estes nutrientes:



1. Proteínas - são os principais componentes das células do corpo. Constroem tecidos e células de reparação. Melhoram o nosso sistema imunológico, aumenta a nossa força e, juntamente com ácidos gordos, dá uma estrutura estável para as membranas celulares. São saudáveis fontes de proteínas: carne magra, frango sem pele, peixe, ovos, feijão, nozes, leite sem gordura e iogurtes.



2. Gorduras insaturadas - é a forma principal do corpo em energia armazenada. Sem gorduras a absorção das vitaminas lipossolúveis é impossível. A gordura nos alimentos fornece ácidos gordos essenciais (que não podem ser produzida pelo organismo). São necessários para o crescimento e desenvolvimento do corpo e produzem hormonas específicas. Algumas gorduras não são boas para o ser humano: as gorduras saturadas (encontradas na carne, manteiga, leite integral e queijo) e gorduras transformadas (encontradas em alimentos hidrogenados: margarinas, salgados e assados). Ambos elevam os níveis do mau colesterol e triglicéridos. As gorduras insaturadas são boas para si e são provenientes de peixe e óleos vegetais, nozes e grãos integrais. Existem ainda dois tipos de gorduras insaturadas: polinsaturadas e monoinsaturadas. As gorduras polisaturadas incluem Ómega 6 e Ómega 3.

Ómega 3 são o tipo de ácidos gordos essenciais, encontrados em peixes oleosos como salmão, cavala e sardinha. É por isso que é tão importante comer peixe gordo, pelo menos 3-4 vezes por semana ou complementar a sua dieta com suplementos de Ómega 3 (óleo de peixe). Ácidos gordos dão ainda apoio ao sistema cardiovascular, ao desenvolvimento do cérebro e à saúde da pele, tal como poderosos agentes anti-inflamatórios. As gorduras monoinsaturadas são encontradas no azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol, nozes, abacates ou azeitonas.



3. Os hidratos de carbono (a medida em forma de kcal)- são a fonte preferida do corpo, fornecendo a energia essencial para o cérebro. Os carboidratos simples são compostos por uma ou duas moléculas de açúcar e os carboidratos complexos são compostos por muitas moléculas de açúcar. Os carboidratos simples são digeridos mais rapidamente e aumentam os níveis de açúcar no sangue. Isto pode ser perigoso ao longo dos anos, pois o pâncreas pode perder a sua capacidade de produzir insulina. Os carboidratos complexos necessitam de mais tempo para serem digeridos e absorvidos, aumentando os níveis de açúcar no sangue gradualmente. As principais fontes de hidratos de carbono bons são: pão de cereais, verduras, legumes e frutas.



4. Fibras - são encontradas em frutas, legumes e pão integral. As fibras solúveis são "solúveis" na água e a digestão lenta faz-nos sentir saciados o que é útil no controlo do peso. Também reduzem os níveis de mau colesterol e os níveis de controlo de açúcar no sangue. As fibras insolúveis não se dissolvem na água. Removem os resíduos tóxicos recolhidos no cólon, evitando assim as constipações.



5. Vitaminas - são compostos essenciais necessários para o corpo para impulsionar o sistema imunológico, apoiar o crescimento e desenvolvimento normal, convertendo os hidratos de carbono, proteínas e gorduras em energia. Vitaminas e minerais são encontrados principalmente em frutas e legumes, carne magra, aves, ovos, peixe e produtos lácteos, mas para obter quantidade suficiente destes nutrientes essenciais deve comer frutas e legumes com cores ricas: vegetais verde-escuros e folhosos ( alface escuras, brócolos, espinafre), frutos amarelos ou alaranjados e vegetais (cenouras, melão, e as nectarinas), frutos vermelhos e produtos hortícolas (morango, tomate, pimento vermelho), legumes (lentilhas e feijões), frutas cítricas (laranjas, toranjas, limões, e kiwi). Comer bastante fruta e vegetais fornece as vitaminas essenciais, minerais e moléculas antioxidantes que protegem as células evitando danificar o tecido contra os radicais livres.



6. Minerais - não podem ser destruídos pelo calor, ar e ácido. São encontrados na água e no solo e são absorvidos pelas plantas, peixes e animais que comemos. Desempenham um papel vital no crescimento de quase todo o corpo, de processos biológicos e desenvolvimento dos ossos, dentes, músculos, coração e função do cérebro, renovação celular, formação do sangue, hidratação, queimas de gordura, etc.



7. Água – É o elemento mais importante do nosso organismo. Um corpo adulto é composto de 40-60% de água. Cada célula viva no corpo depende da água para a alimentação, o transporte de nutrientes por todo o corpo, a eliminação de toxinas, de isolamento e refrigeração


Publicada pela Equipa da Oriflame PT OriOffice

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Envie-me as suas dúvidas