Um Plano de Sustentabilidade Ambiental é uma obrigação e um dever das empresas de hoje. A Oriflame planeou, cumpre e orgulha-se de ser cada vez mais verde.
Fundada na Suécia em 1967 e a funcionar em Portugal desde 1985, a Oriflame é hoje uma multinacional presente em mais de 60 países, contando com mais 40 000 assessores em Portugal e aproximadamente 3 milhões em todo o mundo.
Autor: Carlos Abrantes
Ao longo destas quatro décadas de existência internacional, 25 anos no mercado português, o grupo cresceu de uma forma sustentada, provando a legitimidade e o sucesso de uma cultura corporativa baseada numa visão em tudo voltada para o compromisso com o ambiente, a sua defesa e preservação.
O valor operacional de cidadania organizacional, o forte sentido de responsabilidade social e o respeito pela Natureza são o espelho do empenho da Oriflame na concretização não só da sua própria identidade, como do seu papel perante a sociedade, o mercado, a vida dos seus stakeholders e o planeta Terra.
O nosso modelo de negócio, a par da diferenciação concorrencial, da angariação e da manutenção de uma equipa coesa e motivada de Assessores e da atracção de investimento, assenta, sobretudo, na preocupação ética de minimizar o impacto ambiental e o sistema ecológico à escala global.
Para nós, ser sustentável, mais de que uma marca de identidade é um orgulho. Na Oriflame sentimos esse privilégio e essa pertença, ao mesmo tempo que cumprimos os papéis individual e colectivo da concretização das áreas-chave de impacto ambiental – a materialização objectiva da nossa pegada verde. Essas áreas foram definidas em consonância com a Natural Step – uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada à criação de uma sociedade sustentável. Passam pela selecção criteriosa dos materiais; pelo decréscimo progressivo e consciente de emissões de CO2 e outros gases efeito de estufa; pela diminuição do uso e da contaminação de água, bem como pelo controlo mais criterioso do volume de detritos e desperdícios resultantes da nossa cadeia de abastecimento.
O compromisso sério da Oriflame para com a Natureza e o Ambiente encontra no plano de sustentabilidade ambiental interno uma prova inequívoca de que um conjunto de atitudes e de valores comunicados pode ser, de facto, cumprido e efectivado na realidade. Cumpre-se nos sistemas e nos processos produtivos com a escolha de materiais e recursos sustentáveis, cumpre-se na marca de desenvolvimento e inovação dos produtos com a redução do impacto ambiental ao longo de todo o processo produtivo, cumpre-se nas actividades e operações com o reforço dos cuidados ao nível dos desperdícios e detritos e cumpre-se também na transmissão desse compromisso ambiental aos diferentes stakeholders por via da promoção de uma mais nobre e elevada consciência ambiental, cada vez mais partilhada e global.
Cumprimos e objectivamos. O nosso compromisso é para com o futuro, por isso os nossos objectivos são mensuráveis não só ao nível financeiro e de negócio, mas também no que diz respeito às questões ambientais.
A concretização dos nossos objectivos para o futuro não faz esquecer o objectivo máximo de continuar a lançar no mercado internacional globalizado produtos fantásticos com um perfil ambiental, ético e de mãos dadas com a Natureza. Produtos que acompanham a assumpção organizacional de tornar o ‘verde Oriflame’ cada vez mais ‘verde’. O compromisso está assumido e isto é apenas o início!
Equipa OriOffice - Oriflame Online
Partilhe já no seu Facebook!