Manter ou Procurar novos Clientes?
Se pretendemos crescer o nosso negócio de vendas é importante procurar novos clientes e investir em publicidade. Atrair novos clientes não é difícil, sobretudo quando decidimos investir em publicidade, o difícil mesmo é atrair clientes com baixo investimento.
Acho muito importante a procura sempre incessante de novos clientes mas é importante dizer que manter 1 cliente fiel ao nosso negócio custa algo em torno de 7 vezes menos do que atrair 1 novo cliente.
O que sente relativamente a isso?
Os empresários que procuram investir cada vez mais em publicidade e se esquecem ou dedicam menos tempo ao desenvolvimento e manutenção dos seus clientes actuais estarão a ser menos eficazes, afinal os nossos actuais clientes são os que mantêm as nossas vendas neste preciso momento.
Será que é possível fazer as duas coisas, manter e dedicar tempo a novos clientes?
Confesso que sou muito focada no recrutamento e prospecção de novos clientes, em parte porque adoro conhecer pessoas novas. Também porque quando trabalho na prospecção sinto que estou a influenciar o futuro do meu negócio com resultados rápidos mas equilibrar o tempo e investimento que dedico ao acompanhamento e manutenção do meus actuais e futuros clientes mostrou-me que o preço médio investido por cliente fica + BARATO.
Como fidelizar clientes?
Para que os clientes comprem sempre eles devem ser o nosso foco principal. Mais, eles necessitam sentir que estamos de facto a pensar neles. E uma das ferramentas mais poderosas é criar Empatia. Empatia quando recebemos encomendas, empatia quando recebemos criticas, ou reclamações, empatia quando recebemos recomendações. Empatia em todos os momentos que comunicamos com os nossos clientes.
Imaginar a magia que é manter todos os meus clientes deixa-me muito motivada a aprofundar este assunto! Tantos resultados que teria! Tantas vendas! Seria um sonho. Não é possível mater todos os nossos clientes, mas é possível melhorar a performance da nossa EMPATIA!
Gostaria de saber mais sobre empatia e como manter cada tipo de cliente?