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Sofre de Sindrome da Falta de Clientes?

00:54:00Elisabete Silva

Já sofreu da Síndrome da Falta de Clientes (SFC)? Se trabalha em vendas directas e tem-se sentido desmotivado e a achar que já ninguém lhe compra nada, que a crise está má e que as pessoas não tem dinheiro, cuidado, está a sofrer da SFC! 
Esta síndrome acontece quando as pessoas  iniciam uma actividade de venda directa, começam a vender para as pessoas mais próximas, familiares, amigos, colegas  e até vendem com sucesso; facturam nos dois ou três primeiros meses quantias interessantes mas depois não tem a noção que precisam alargar o seu leque de clientes, como em qualquer outro negócio. E surge a questão: vender para quem ?  Já não encontro ninguém que me compre.


Esgota-se o seu círculo mais restrito de relacionamentos e não conseguem, por vários motivos, ampliar este círculo de maneira a garantir seu volume de vendas. Normalmente isto acontece por falta de conhecimento. Este fato pode acabar com toda a motivação inicial, frustrar as expectativas de resultado e mesmo fazer o vendedor desistir.

Se você está a sentir isto e quer aumentar as suas vendas prepare-se para ampliar seu círculo de possíveis clientes. Aqui é necessário profissionalismo. Para ser profissional neste ramo é necessário ultrapassar os limites da timidez, definir quem pode ser seu cliente e ir à luta. Sem medos, receios e de preferência com muito bom humor. Se quiser, consegue! Não tenha dúvidas.

A maioria dos revendedores de venda directa, como por exemplo os revendedores de cosméticos, considera seu trabalho somente um hobby ou algo a fazer quando estão no desemprego e muitas vezes param de vender na primeira oferta de emprego. Felizmente existem os bem sucedidos que fazem a actividade de venda directa com muita motivação e sempre procurando novos clientes e ganham muito dinheiro. Porque existe esta diferença? Estes últimos tem mais sucesso e crescem nas vendas porque não param de procurar novos clientes, vão a formações para aprender como se faz e são capazes de perceber as vantagens deste sistema. 

Este sistema de vendas tem imensas vantagens: 
- Horário completamente flexível. Imagine que você mesmo determina  o seu horário de trabalho e quantas horas pretende trabalhar por dia. 
- O rendimento que ganha depende apenas de si e directamente do seu esforço e produtividade, ganhos justos. 
- Nada de cobranças, ninguém o aborrece. A relação dos vendedores com as empresas é muito boa, ao contrário dum emprego, a palavra de ordem é motivar e não cobrar. É uma grande preocupação para as empresas de venda directa dar condições de motivação a quem trabalha, normalmente, sem valores mínimos de encomendas, sem investimentos, além de oferecerem vários prémios: produtos, acessórios, muitas formações e mesmo viagens para manter os vendedores felizes e motivados.

O profissional bem sucedido em vendas directas vence a  Sindrome falta de clientes - SFC - e amplia seu círculo de relacionamentos de forma contínua, assim mantém e até mesmo aumenta o seu volume de vendas. Se você não quer ter sucesso faça como todo mundo faz, se você quiser destacar-se faça como os campeões. 



Como vencer a SFC ?

A primeira forma de vencer a SFC é vender várias vezes aos mesmos clientes. Uma é revender produtos bons e de consumo rápido, gostarão de comprar de forma mensal ou no máximo de dois em dois meses.  A outra opção é trabalhar com empresas que garantam um contínuo lançamento de novos produtos, possibilitando também a venda quase que mensal aos mesmos clientes. Por exemplo vender cosméticos garante-lhe estas duas hipóteses.
A segunda forma de vencer a SFC é aumentar, de alguma forma, o seu círculo de relacionamentos. Para isto vamos, novamente pensar nos vendedores bem sucedidos. 

 Veja mais: Como os vendedores bem sucedidos fazem para aumentar e ter um bom circulo de relacionamento. 

- Gostam de conhecer novas pessoas ou aprendem a gostar; 
- Gostam de desafios; 
- Definem seus potenciais clientes e criam maneiras de chegar até eles; 
- Têm comprometimento total com seu plano de ação; 
- Mantêm os clientes já conquistados.

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