Venho partilhar 10 dicas da psicologia que nos ajudam a vender mais
1. Conheça a raiz do comportamento humano
De acordo com a psicologia , os comportamentos humanos de compra são impulsionado ou pela necessidade de evitar a dor ou a procura de um prazer. Ao conhecer os clientes e saber o que eles associam com dor (problemas) e com prazer (benefícios) conseguirá vender melhor. Porque? Porque você poderá traçar estratégias capazes de influenciar o seu cliente a comprar naquele momento o que ele procura.
2. Ofereça novidades
As pessoas adoram novidades!Testes neurológicos realizados com seres humanos demonstraram que as pessoas expostas a algo novo tinham um aumento na liberação de dopamina no cérebro. Nos negócios, esse gatilho psicológico é usado por muitas empresas, que lançam novos produtos.
3 . Explique as razões
Os nossos cérebros estão sempre em busca de respostas. Por isso, se você explicar aos seus consumidores porque eles devem comprar o seu produto você será mais bem sucedido.
4 . Conte uma história
Histórias têm sido contatas ao longo de milhares de gerações e foram essenciais para a evolução humana. Por isso, contar a história do seu produto ou serviço poderá despertar as emoções das pessoas e criar experiências afetivas.
5 . Torne a solução simples
A “lei do menor esforço” defende que, se existem diferentes maneiras de se atingir um objetivo, o ser humano tenderá a escolher o caminho mais fácil. Por isso, apresentar soluções que simplifiquem a vida das pessoas é um boa forma de atraí-las para o seu negócio.
6 . Crie um inimigo comum
Ter inimigos em comum com seus clientes é uma estratégia de atraí-los para perto de você. Isso acontece porque os seres humanos tendem a ter mais afinidade com grupos de pessoas que acreditam ser semelhantes. E o inimigo em si não precisa ser personificado, pode ser um tipo de comportamento ou o problema técnico que sua empresa resolve.
7 . Inspire a curiosidade
Estudos já demonstraram que, quando há uma lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber, nós faremos de tudo para preencher esse vazio. Ou seja, o ser humano é naturalmente curioso e instigar esse gatilho é uma boa estratégia para promover uma marca, produto ou serviço.
8 . Trabalhe a antecipação
Alguns especialistas, como o autor do best-seller O Projeto Felicidade, Gretchen Rubin, defendem que a antecipação é uma etapa essencial na felicidade, já que isso faz com que as pessoas vislumbrem o futuro de forma mais otimista. Por isso, antes de lançar um novo produto ou serviço, construa uma publicidade antecipada e faça as pessoas aguardarem ansiosamente aquele lançamento.
9 . Use a Psicologia da Persuasão
Os seres humanos são criaturas sociais . Nós olhamos uns para os outros antes de decidir pelas ações que devemos tomar. Por isso, destacar boas experiências de outros clientes é das melhores formas de vender.
10 . Faça seus clientes se sentirem especiais
Todos nós precisamos nos sentir importantes. Investir em fazer o seu cliente se sentir especial é uma estratégia campeã no mundo das vendas.