Pesquisar

cosmeticos na gravidez cosmeticos para bebés

Cosméticos na Gravidez

16:21:00Elisabete Silva

Cosméticos na Gravidez


Saiba quais os cosméticos que pode e os que não deve usar.

A superfície da pele é levemente permeável, permitindo a absorção de alguns princípios activos, em maior ou menor grau conso­ante as suas propriedades físico-químicas. Durante a gravidez é necessário um cuidado especial.

Existe alguma dificuldade em definir o que pode ser usado sem prejuízo para a mu­lher ou para o bebé, já que, por precaução, «a maior parte dos activos cosméticos não são testados em grávidas ou mulheres a amamentar». Já estão, contudo, identificados alguns ingredientes e procedimentos estéticos que apresentam indícios de risco, os quais devem, portanto, ser evitados.

Leia sempre o rótulo da embala­gem para ter a certeza de que os produtos que vai usar não incluem os ingredientes contra-indicados. O cuidado deve ser ainda maior nos três primeiros meses de gravi­dez, fase mais importante na formação do bebé, e no período de amamentação, pois muitas substâncias migram para o leite materno. Em caso de dúvida, aconselhe-se com o seu médico.

Cosmeticos que pode usar!

São muitos os cosméticos que podem ser usados durante a gravidez , designadamente os que fazem parte das linhas especiais para grávidas. Aqueles de que não pode prescindir:

-  Cosmeticos Anti-Estrias

Reforçam a hidratação e a elasticidade da pele, ajudando a prevenir a ruptura das suas fibras de sustentação, que dão origem às lesões cicatriciais a que chamamos estrias.

- Protector solar

Deve usar diaria­mente uma fórmula com FPS elevado, pois ajuda na prevenção do cloasma gravídico (o chamado pano).

- Cosmeticos que favoreçam a circula­ção sanguínea e linfática

Para evitar a sensação de peso nas pernas.




Cosméticos que não deve usar

- Produtos com ingredientes poten­cialmente alergizantes ou aos quais seja alérgica


Na dúvida, e como a gestação é um período de transformações intensas, o ideal, antes de experimentar um produto novo, é aplicar um pouco do produto na dobra interna do cotovelo e aguardar 24 horas para observar a presença de algum tipo de manifesta­ção de desconforto.

- Cosmeticos Adelgaçantes com Cafeína

«Sabe-se que, quando ingerida acima de determi­nada dose, a cafeína pode ser abortiva. Por isso, nenhum produto com acção anti-celulite contendo cafeína é testado em grávidas ou mães a amamentar, não havendo, assim, garantia de que seja seguro».

- Cosmeticos Despigmentantes (anti-manchas) com corticóides ou hidroquinona

Um estudo realizado com mulheres em que essa prática era comum denunciou uma alta taxa de baixo peso à nascença. Para além disso, outros estudos associam a hidroqui­nona a um maior risco de cancro e de problemas renais.


- Alfa-hidroxiácidos (activos esfolian­tes) em concentração relevante (acima de 1%) e retinol (vitamina A) e pró-retinol (activos anti-rugas).

- Descolorações, alisamentos e perma­nentes do cabelo

pois são potencialmen­te irritantes. As colorações, madeixas e nuances são, contudo, permitidas a partir do segundo trimestre.

Conheça a Gama para Bebé Mamã da Oriflame



cosmeticos na grativezcosmeticos na gravidezcosmeticos na gravidezcosmeticos na gravidezcosmeticos na gravidezcosmeticos na gravidezcosmeticos na gravidez

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Envie-me as suas dúvidas