Pesquisar

introvertidos mudar o mundo

Os introvertidos são aqueles que mudam o mundo

15:20:00Elisabete Silva

A timidez ou a característica de se ser introvertido no mundo dos negócios fascina-me. Confesso. Não ha oportunidade que tenha que não aproveite para dizer aos menos expansivos da plateia: Os tímidos também conseguem! Faço-o com gosto, como se fosse a minha missão. Posso falar na primeira pessoa, dar o meu testemunho pessoal, mas também porque sinto que na nossa sociedade as pessoas comunicativas e bem falantes são mais valorizadas. 
Mas o poder dos introvertidos para promover mudanças parece ser muito maior do que a maioria das pessoas imagina. É o que defende a escritora americana Susan Cain, autora de uma famosa obra sobre este assunto .



“Quiet: the power of the introverts” é um livro que fala de relações interpessoais. A autora critica algumas convenções sociais básicas, como o trabalho em equipa. Muitas escolas ou empresas estimulam o conceito de “trabalho em equipa”, que supostamente estimula a criatividade e a procura de soluções. Isso é um erro, de acordo com Susan, já que a maior parte das grandes realizações humanas foi alcançada por pessoas que agiram sozinhas.
Segundo ela a timidez é frequentemente confundida com falta de iniciativa e criatividade, mas isso é um conceito falso. Susan também defende que nem sempre as pessoas que são mais comunicativas e expansivas são as que tem as capacidades adequadas para a liderança. Pessoas introvertidas podem ser excelentes líderes e em algumas situações podem ser os melhores líderes, com melhores resultados pois apresentam o dom de sentir o outro de uma forma mais apurada.
Segundo a pesquisa da escritora, entre um terço a metade das pessoas podem ser consideradas introvertidas. É natural algumas pessoas negarem a condição de serem introvertidas – muitas pessoas esforçam-se nos seus círculos de amizade, de trabalho e família parecerem mais extrovertidas. 
A especialista recomenda que se evite valorizar apenas os extrovertidos em todas as situações, pois nem sempre eles são os mais adequados para realizar alguma coisa. É preciso ter sensibilidade para reconhecer que o introvertido pode dar um grande contributo. É claro que o primeiro passo para isso, segundo ela, é se livrar do preconceito contra este tipo de pessoa. E aqui fica a minha dica para hoje. Eu acredito que os tímidos também conseguem!

Gostaria de ler mais sobre o assunto? »

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Envie-me as suas dúvidas